248

HEB conquista certificação de metodologia internacional ACSA

[Cadastrada em: 31/01/2024, Elaine de Souza, com Reginaldo Viana - ACI Famesp]




O Hospital Estadual de Bauru - unidade de saúde sob gestão da Famesp - recebeu no último dia 31 de janeiro a Certificação ACSA (Agência de Qualidade da Saúde da Andaluzia) no nível avançado (projeto 2022/010), conforme documento emitido em (31/1/2024) e assinado pela presidenta do Comitê de Certificação, Dra. Ángela Palop del Río. É o primeiro hospital geral do Estado de São Paulo a receber esta acreditação. 

Nos dias 10 e 11/1, a equipe de gestores do HEB recebeu a última visita dos avaliadores do grupo IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde). E, desde então, havia grande expectativa em relação à certificação hospitalar com metodologia internacional ACSA.

Para a diretora-executiva do HEB, Deborah Maciel Cavalcante Rosa, não é só um título, pois o hospital vem se preparando há anos e agora recebe o reconhecimento pelo trabalho. “É isso que significa acreditação, os nossos processos estão bem estruturados, em segurança e voltados para o paciente para que realmente ele tenha a melhor assistência, para que ele saia daqui melhor e o hospital faça sempre uma assistência humanizada dentro de diretrizes” afirma a diretora,

Segundo Deborah, a expectativa agora é que todas as unidades gerenciadas pela Famesp recebam essa acreditação e mostrem o valor da assistência e todo o trabalho que desenvolvem. “Que todos percebam que estamos fazendo o melhor por eles, da melhor maneira possível”, acrescenta Deborah.

Portanto, na prática, a certificação atesta ao Hospital e sua equipe, com credibilidade em todos os processos e trabalhos com cuidados centrados no paciente. Portanto, quem ganha é o paciente - missão maior da unidade.

O Processo de acreditação
O processo de Acreditação é dividido em três fases: Autoavaliação, Visita de Avaliação e Acompanhamento. Em todas as etapas é fundamental que todos os profissionais envolvidos trabalhem em equipe e mantenham a comunicação efetiva, além de conhecerem os prazos definidos para cada uma das etapas, pois o bom gerenciamento de projetos implica em controle completo e cumprimento de prazos.

Quem é a ACSA

A ACSA Internacional é responsável por uma das acreditações europeias de maior relevância no mundo, estando presente nos 26 países do bloco econômico e em projetos de saúde em mais de 50 países de outros continentes. No Brasil, ela existe desde 2018, em parceria exclusiva com o IBES Internacional.

Acesse depoimentos, aqui.







[fotos: Elaine de Souza / ACI-Famesp]

Nos dias 10 e 11/1, a equipe de gestores do HEB recebeu a última visita dos avaliadores do grupo IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde)




CONFIRA VÍDEO COM REGINALDO VIANA:
https://www.facebook.com/FamespOSS/videos/787835413163571

MATÉRIAS RELACIONADAS:

08/02/2024: Portal Saúde Business


08/02/2024: Redes sociais SES-SP