206

Neste sábado, 11, Hospital Estadual de Bauru completa 21 anos

[Cadastrada em: 09/11/2023, Reginaldo Viana - ACI Famesp]

Com mais de duas décadas, o Hospital Estadual de Bauru Dr. Arnaldo Prado Curvêllo passou por diversas fases e atingiu marcas importantes com milhões de atendimentos oferecidos a uma população que ultrapassa 1,8 milhões de habitantes nos municípios de abrangência do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI).

Com a maturidade proporcionada pelo tempo a unidade hoje tem condições de olhar e buscar junto à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo ações para poderem ampliar os atendimentos de alta complexidade. Essa é a proposta da diretora-executiva do Hospital Estadual de Bauru, a médica Deborah Maciel Cavalcanti Rosa.

Segundo ela, “é possível ter clareza que a unidade faz de tudo um pouco, mas para ficar melhor ainda precisamos apresentar uma nova proposta à Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelo hospital, e demonstrar o quanto estamos capacitados para realizar os procedimentos mais complexos”, explica

Deborah destaca que hoje o Hospital tem foco e conhecimento, facilitando o trabalho das equipes e dos processos. “O hospital também está passando pelo processo de acreditação em qualidade, isso ajuda nas tomadas de decisões”, completa.

Educação e Sociedade
O HEB pretende começar a trabalhar mais junto à sociedade e profissionais com ações educativas em busca de transformações, visando que cada um cuide de seu ambiente, não permitindo desperdícios e retrabalhos. “A saúde e a educação devem sempre estar em conjunto”, defende Deborah. O trabalho tem base no apoio matricial que é um novo modo de produzir saúde. Num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. A sociedade e profissionais com mais interação e suporte.

O matriciamento visa transformar a lógica tradicional dos sistemas de saúde: encaminhamentos, referências e contrarreferências, protocolos e centros de regulação, por meio de ações mais horizontais que integrem os componentes e seus saberes nos diferentes níveis de assistência.


Num projeto amplo de educação e saúde, o HEB pretende construir diálogos com crianças e adultos dos municípios que atende e também com a comunidade do entorno do Hospital. O projeto está em processo de elaboração pelas equipes da unidade.

Qualidade de vida dos trabalhadores
As comemorações pelos 21 anos já começaram com a distribuição de um bolo de pote aos mais de 1,7 mil trabalhadores que atuam na unidade hospitalar. A guloseima foi preparada com todo carinho pela equipe do Serviço de Nutrição e Dietética do HEB e será distribuída ao longo da semana. Na sexta,10, serão servidos almoço e jantar especiais para quem utiliza o refeitório do Hospital. Nesse ano, a programação de aniversário destinada aos trabalhadores está baseada em quatro pilares de autocuidado: físico, emocional, social e espiritual.

Gincana de perda de peso
A abertura oficial do calendário comemorativo será no dia 13/11, às 9h, com apalestra “Risco cardiovascular e obesidade”, ministrada pelo médico cardiologista Christiano Roberto Barros, da equipe do HEB, e às 10h, com apalestra “Qualidade de Vida”, ministrada pela biomédica e estrategista de emagrecimento Elaine Frascarelli.

Na ocasião, será lançada uma gincana de perda de peso com saúde, seguida de bioimpedância e coffee especial.
Os participantes da gincana serão acompanhados pelos dois palestrantes ao longo do próximo ano, com sessões de bioimpedância e divulgação do ranking das conquistas no primeiro semestre de 2024.
Nos dias 14 e 16/11, os trabalhadores também poderão passar por sessões de auriculoterapia, oferecidas voluntariamente por Valdir Bazan.
Até novembro de 2024, uma vasta programação de palestras e serviços será oferecida ao público interno do HEB com foco nos pilares do autocuidado. A equipe do Refeitório do Hospital também vai participar do calendário com receitas saudáveis, reforço nas saladas e ações educativas sobre nutrição e dietética.


diretora-executiva do HEB, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa
.....................
CONFIRA GALERIA DE IMAGENS DA ENTREGA DE BOLO AOS TRABALHADORES DO HEB