83

Hospital Estadual de Bauru homenageia voluntários

[Cadastrada em: Elaine de Souza, ACI-Famesp, 28/08/2023]


O Dia Nacional do Voluntariado - comemorado em 28 de agosto – foi marcado no Hospital Estadual de Bauru (HEB) por um evento de agradecimento a quem dedica tempo, conhecimento e atenção ao próximo nas diferentes ações sociais realizadas no cotidiano do Hospital. Hoje, há cerca de seis grupos voluntários atuantes no dia a dia da instituição. Entre eles, o Projeto Alegria, o projeto Som que Cura, Projeto Florescer, Projeto Ágape, Projeto Mãos Dadas, além de trabalhos voluntários com confecção de ikebana e serviço de auriculoterapia e de ações esporádicas com inúmeras doações. 

“É um dia que reservamos para agradecer esses voluntários pelo comprometimento, empatia, afeto e atenção, afinal há anos eles ajudam a fortalecer a humanização no ambiente hospitalar, com ações para pacientes e para os funcionários”, explica a diretora executiva do Hospital Estadual de Bauru, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa. “Cada um do seu jeito. Um que toca uma música, canta, outro que conta uma história, um que dá um abraço, outro que traz a palavra de Deus... Cada um da sua forma, contribui exatamente para que o outro fique melhor e mais feliz”, destaca.

O evento contou com apresentação do Coral Compasso de Vida, formado por colaboradores da Maternidade Santa Isabel. E cada projeto voluntário recebeu um certificado de gratidão, num ato simbólico por oferecerem alívio a tantas pessoas que precisam de uma mensagem, um gesto, um apoio, uma terapia por meio ações alinhadas aos valores e à missão do HEB.

Do riso à terapia

No dia a dia do Hospital, composto por unidades ambulatoriais e de internação, incluindo serviços a pacientes pediátricos, oncológicos e renais crônicos, a ação de voluntários é fundamental para complementar a assistência suprindo necessidades que o paciente pode apresentar e que não são parte da missão-fim do Hospital, como, por exemplo, entreter e qualificar o tempo dele numa unidade de internação com brincadeiras, músicas, mensagens de fortalecimento em momentos delicados. Os funcionários também recebem cuidados especiais em datas comemorativas e no cotidiano, por meio de trabalhos voluntários.

GALERIA DE FOTOS