647

A força do voluntariado: da informação ao acolhimento, iniciativas trazem afeto e bem-estar a pacientes

[26/11/2021, texto e imagens: Elaine de Souza - ACI Famesp]


Na manhã desta sexta-feira, 26, voluntárias do Instituto Quimioterapia e Beleza e do Rotary Club Vitória Régia estiveram no Hospital Estadual de Bauru (HEB) para entregar à equipe de Psicologioa da unidade 500 lenços para mulheres que fazem tratamento oncológico e 600 exemplares do Manual de Orientações dos Direitos do Paciente Oncológico – descomplicando as principais dúvidas (disponível em versão impressa e em arquivo digital). Uma das informações cruciais presentes no manual, por exemplo, é sobre o auxílio-doença previsto pela Lei 8.213/91, um benefício destinado aos segurados acometidos por doenças que os deixem temporariamente incapacitados para o trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.


Unidas pelos pacientes oncológicos: Deborah (à esquerda) e Maria Auxiliadora

“Esse manual vem para ajudar a esclarecer muitas dúvidas que esses pacientes passam durante o tratamento com relação a seus direitos, garantidos por lei e que na prática, muitas vezes, não acontece”, explica Deborah Costa Bosco Duarte, atual presidente do Instituto Quimioterapia e Beleza. Segundo ela, além do HEB, o manual está sendo distribuído em mais 19 hospitais do Brasil.


Luiz Franco Bueno, 73, de Iacanga-SP, faz tratamento oncológico há 8 anos e foi um dos pacientes do HEB que recebeu o manual de direitos. Ele admite que nem sabia de direitos específicos para pacientes oncológicos. “Agora vou ler e ver se tem algo que me ajude. E também é bom saber para o caso de conhecer alguém que precise”, assegurou.

Hoje, o Instituto Quimioterapia e Beleza mantém o maior banco de lenços do Brasil e as ações de doação já entregaram mais de 30 mil lenços para pacientes de todo o país. “Com a campanha de arrecadação de lenços realizada em Bauru e região, conseguimos entregar hoje (26) 600 lenços ao Hospital Estadual de Bauru. Todo o processo operacional para a entrega dos lenços higienizados, embalados e com uma mensagem de carinho, foi realizado pelas companheiras do Rotary Club Vitória Régia”, conta Deborah.  


“Para nós, do Rotary Club Vitória Régia, ações como esta trazem muita alegria porque sabemos que são importantes para as mulheres em tratamento. O bilhetinho que vem junto com o lenço é feito a mão por nós e traz frases inspiradoras para que elas possam superar esse momento difícil”, destaca a presidente do Rotary Vitória Régia, Maria Auxiliadora Pimentel.


Quem aprovou a ideia e reproduziu a frase (vídeo) foi a motorista de transporte escolar Márcia Adriana Fracalossi, 50, que há seis meses descobriu ter câncer de mama. Casada, mãe de quatro filhos e seis netos, ela conta que não fazia exames preventivos há mais de 14 anos.
“Em maio desse ano a minha neta puxou minha blusa e foi então que eu percebi que estava tudo duro... Naquela noite nem dormi. E no dia seguinte fui ao posto próximo de minha casa e já me encaminharam para fazer mamografia”, relembra. “A dor bate e vai moldando nosso jeito de ver e perceber o mundo. Essa frase do bilhete faz todo sentido [Comece acreditando que é possível!]”.

Impactos 
Para a Supervisora de Psicologia do Hospital Estadual de Bauru, Andréia Barbosa de Lima, a ação realizada pelo Instituto Quimioterapia e Beleza contribui para o resgate da autoimagem das mulheres, contribuindo para melhora dos aspectos emocionais, o que repercute no tratamento de forma geral. Isso porque, segundo ela, as mulheres com câncer de mama sofrem um impacto psicológico significativo, tendo em vista as mudanças no seu cotidiano, nas relações pessoais e sociais, impacto emocional e na autoimagem.
“O temor diante do adoecimento e, na maioria das vezes, a retirada de parte do corpo da mulher tem um impacto psicológico importante, já que culturalmente o corpo, o cabelo e a aparência desempenham uma função na vida das mulheres, atrelada à estética. Por isso, se ajustar à nova condição exige esforço e apoio da família, das equipes de saúde que prestam assistência, da rede sócioafetiva, entre outros”, completa Andréia, que recebeu as doações e coordenou a entrega na Unidade de Quimioterapia do Hospital.

O manual

São 10 mil exemplares distribuídos para
20 hospitais brasileiros. E a versão digital pode ser acessada aqui. 

Confira o que diz a presidente do Instituto Quimioterapia e Beleza,
Deborah Costa Bosco Duarte

............................
CONFIRA OUTRAS IMAGENS EM NOSSA GALERIA DE FOTOS