2774

Campanha McDia Feliz entrega aparelho de ultrassom ao Hospital Estadual de Bauru

- Cadastrada em: 07/05/2021, Ronaldo Diegoli, ACI-Famesp

A aquisição só foi possível com doações de cotas de três empresas que ajudaram a complementar a renda obtida na campanha. Equipamento é fundamental para monitoramento de variações cardíacas de crianças em tratamento quimioterápico

O Hospital Estadual de Bauru (HEB) conta agora com um novo aparelho de ultrassom que será destinado para o tratamento oncológico de crianças. O moderno Ultrassom Philips Affiniti 50 (imagem ao lado), que possui três transdutores - dispositivos que fazem medições específicas, como o batimento cardíaco, por exemplo, e envia sinais elétricos para o monitor do ultrassom -, está apto a realizar exames cardiológicos.

A Associação Bauruense de Combate ao Câncer (ABCC), que há 25 anos promove a campanha McDia Feliz na cidade, estabeleceu como meta a compra do equipamento para o HEB, unidade estadual de saúde sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), e destinou 62 mil reais, montante arrecadado na última edição, em novembro de 2020, para a aquisição do aparelho. Mas segundo Cristina Aidar, presidente da ABCC, foi necessário buscar ajuda nas empresas bauruenses e negociar com a Philips para efetuar a compra, pois o preço do ultrassom acompanhou a alta do dólar. “Inicialmente, na época da campanha realizada em novembro de 2020, o preço do aparelho era de R$135 mil, mas no final, quando fomos comprar, de 135 passou para 195 mil reais. Por fim, conseguimos negociar com a Philips, através da Raquel, para que diminuíssem para 165 mil”, justifica. A diferença da renda da campanha para o valor final ficou muito grande e, assim, Aidar mobilizou algumas empresas. “Conseguimos três parceiros e somos muito gratos a eles, não teríamos conseguido comprar sem essa ajuda, e é com muita alegria que a gente consegue fazer isso”.

A médica oncologista pediátrica Cláudia Teresa de Oliveira, explica que o aparelho vai ser importante para monitorar a função cardíaca durante a quimioterapia das crianças. “Alguns medicamentos são potencialmente tóxicos para o coração, então, precisamos desse monitoramento para garantir excelência no atendimento”. O monitoramento é feito antes do início do tratamento, para checagem de um possível problema cardíaco pré-existente, durante a administração das primeiras doses de alguns quimioterápicos específicos, com acompanhamento de possíveis prejuízos cardíacos e mudança do tratamento precocemente, e no pós-tratamento, para avaliação de possíveis complicações tardias no coração que podem surgir em decorrência da quimioterapia. O aparelho também permite a realização de exames vasculares, ginecológicos, abdominais, urológicos, de pequenas partes e musculoesqueléticos, tanto em pacientes adultos como pediátricos.

Antonio Iachel Marques (Servimed), Nathaly Hatore (HEB), Thiago Aidar (ABCC), Cristina Aidar (ABCC), Deborah Rosa (HEB), Raquel Neves (Philips), Emerson Hortolan (Mc Donalds Bauru), Claudia Oliveira, Patrícia Lantman e Rubens Canarim (HEB).

Durante a entrega do ultrassom realizada nesta terça-feira, 04/05, ao receber os gestores e representantes no Hospital Estadual de Bauru, a médica e diretora executiva da unidade, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, sorriu com os olhos, deu um suspiro e agradeceu a presença dos apoiadores por um motivo tão nobre. “Faz um ano que estamos vivendo um drama nessa pandemia, mas são momentos como esse que nos traz alívio, que nos permite falar de uma coisa boa que vai além das enormes dificuldades que estamos vivenciando”, pontua. Para ela, saber que existem empresas, instituições e pessoas preocupadas em ajudar, que se mobilizam por pensar “no outro”, traz alento em meio à sequência de dias difíceis que perdura.

A Plasútil, Servimed e WMC foram as empresas que participaram da mobilização e juntaram os 103 mil reais que faltavam para compra do aparelho. Cristina Aidar destaca ainda que a ABCC é um instrumento para concretizar essas ações e exalta a adesão à campanha McDia Feliz. “Fica o nosso agradecimento a todos que participaram, com camisetas, com a compra de Big Mac, com divulgação, patrocínios, e ao hospital que abre as portas para que isso tudo possa ser feito, ao Instituto Ronald McDonald, que também nos acolhe no dia da campanha, e ao Emerson Hortolan, do Mc Donalds Bauru, que abre as portas e não mede esforços para ajudar”.

Diagnóstico e prevenção do câncer de próstata

A ABCC também conseguiu para o HEB, através das parcerias, um importante equipamento para a prevenção do câncer de próstata, um transdutor endocavitário modelo C8 4V (imagem ao lado) para utilização com o Ultrassom Philips Envisor. Este equipamento será utilizado para a realização de exames urológicos, como biópsias, procedimento que auxilia na detecção precoce do câncer de próstata. Em tratativas com Raquel Neves, representante da Philips no Brasil, a presidente da ABCC, Cristina Aidar, conseguiu o aparelho recondicionado por um preço menor do que o praticado no mercado.