121

Hospital Estadual de Bauru participa de iniciativa do SUS para o desenvolvimento institucional

[Cadastrada em: 27/01/2025, ACI Famesp]

Aprimoramento de processos. Esse é um dos principais objetivos do PROADI-SUS, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. Desde agosto de 2024, o Hospital Estadual de Bauru (HEB), unidade sob gestão da Famesp, foi contemplado para participar da iniciativa. Com o projeto ‘Saúde em nossas mãos’, a equipe do HEB receberá o apoio de consultores do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, instituição que será a referência da unidade neste projeto, para aprimorar processos internos, com foco na segurança dos pacientes e na excelência da assistência prestada no Centro de Terapia Intensiva (CTI).

“A parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa tem sido fundamental para o nosso avanço. Em edições anteriores do projeto, conseguimos realizar importantes transformações nos processos de nossa UTI e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes. Agora, estamos muito confiantes de que, com esse apoio contínuo, conseguiremos elevar ainda mais os padrões de segurança e eficiência no atendimento no CTI”, comenta Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, diretora executiva do HEB.

Com duração de três anos, o projeto envolve encontros e atividades práticas e teóricas, que têm como objetivo revisar fluxos de trabalho, otimizar recursos e promover mudanças que fortaleçam a qualidade assistencial no HEB. A equipe dedicada ao projeto é formada por profissionais de diversas áreas, que têm como foco a construção de um ambiente ainda mais seguro para os pacientes. Segundo Daiany Cristina Dias do Nascimento, supervisora do Escritório da Qualidade do HEB e uma das integrantes da frente de trabalho, o foco inicial está na prevenção de três tipos principais de infecções: infecção de corrente sanguínea associada a catéter venoso central; infecção do trato urinário associada a dispositivos e pneumonia associada à ventilação mecânica. “A segurança do paciente está no centro de tudo o que fazemos. A metodologia adotada é muito didática e tem nos ajudado a integrar cada vez mais as melhores práticas em nosso dia a dia. Nosso objetivo é garantir que cada paciente atendido no HEB tenha a melhor experiência possível, com mais segurança e mais qualidade na assistência”, explica Daiany.



Dados
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as infecções hospitalares afetam aproximadamente 7% dos pacientes internados em países desenvolvidos e até 15% nos países em desenvolvimento. No Brasil, um estudo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) revelou que 45% das infecções em CTIs são relacionadas a dispositivos invasivos, como catéteres e ventiladores mecânicos. A redução desses índices reflete diretamente na segurança do paciente e no uso eficiente de recursos hospitalares.

Ampliação do projeto e gestão eficiente
Como parte do projeto “Saúde em nossas mãos”, o Hospital Estadual de Bauru também se inscreveu em uma iniciativa relacionada, chamada Modelo de Custeio, que visa mapear os custos detalhados de atendimentos, com foco na otimização de recursos e melhoria nos processos hospitalares. Para isso, uma nova equipe, composta por profissionais administrativos e assistenciais, está atuando junto aos consultores do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e de outros hospitais de referência.

“Sabemos que é alto o impacto financeiro de uma internação que envolve infecção hospitalar quando comparamos com a permanência de pacientes que não apresentam infecções. Estudos comparativos recentes reafirmam isso, já que esse tipo de internação inclui o uso de materiais médico-hospitalares, medicamentos, procedimentos e o tempo de permanência do paciente. A partir desses dados, buscamos otimizar recursos e melhorar ainda mais nossos processos”, explica Patrícia Lantman, diretora administrativa do HEB. “Essa abordagem traz não apenas benefícios financeiros, mas, principalmente, impacta na qualidade do atendimento oferecido aos nossos pacientes. A colaboração entre nossas equipes tem sido essencial para essa evolução constante”, completa.

PROADI-SUS
O PROADI-SUS foi criado em 2009 com o objetivo de apoiar o SUS na capacitação de profissionais, aprimoramento da gestão hospitalar e inovação na assistência à saúde. Hoje, seis hospitais de referência no Brasil participam do programa, compartilhando suas melhores práticas e expertise com instituições do SUS. Entre os principais benefícios, destacam-se a melhoria contínua da gestão, a qualificação de profissionais e a melhoria no cuidado ao paciente, com foco em eficiência e segurança.