Alunos aprendem sobre palavras que viajam e trazem boas-novas a Hospital
[11/05/2023, texto e fotos: Elaine de Souza - ACI Famesp]
Em tempos de mensagens digitais e instantâneas, equipes de assistência médica do Hospital Estadual de Bauru (HEB) - unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo sob gestão da Famesp – são surpreendidas com cartas carimbadas pelos Correios com um teor pra lá de especial: agradecimentos pela atuação dos profissionais durante a pandemia de Covid-19. Os remetentes são estudantes do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor José Ranieri, localizada no Núcleo Geisel, em Bauru-SP.
A iniciativa partiu da professora Zulméia Domingues, que ministra aulas a essa turma. “Ao preparar uma aula de português para meus alunos, que previa a redação de cartas, sugeri essa homenagem”, conta a professora. A educadora conta que as crianças aderiram à ideia com muito entusiasmo. E escreveram inúmeras cartas. Remetidas ao HEB por correio, as mensagens foram distribuídas aos profissionais pelo departamento de Recursos Humanos do Hospital.
“A demonstração de gratidão emocionou demais as equipes médicas e a todos nós do Hospital”, conta a gerente de Recursos Humanos, Rozeli Tamelini. “Com as cartas os alunos não estão apenas treinando a escrita, mas aprendem e nos ensinam sobre gestos de carinho, empatia e principalmente sobre gratidão. E a gratidão influência positivamente nosso trabalho, aumentando nossa felicidade com o que fazemos e nos inspira a sermos agentes transformadores dentro e fora do nosso ambiente de trabalho, tendo um efeito altamente positivo em nossa motivação e em nossa saúde mental”, conclui a gerente de RH.
![]() |
“Depois de tudo que vivemos, sofremos e compartilhamos tanta dor com pacientes e familiares, receber um carinho sincero de uma criança, não tem preço. Esses momentos só reforçam a certeza de que o trabalho não é fardo algum, pois vivo com alegria e empenho a profissão que escolhi e amo”, destacou o médico cardiologista Christiano Roberto Barros, 48. |
Palavras que viajam
De acordo com a professora Zulméia, o projeto começou em fevereiro desse ano a partir da leitura do texto “Cartas: as palavras que viajam”, integrante do livro didático de Língua Portuguesa Aprender Sempre. “Ensinei detalhes que eles desconheciam sobre uma carta, por conta da vida ser muito tecnológica hoje em dia”, conta a educadora, que ensinou aos alunos o que é uma carta, como faz o endereçamento, como se escreve o corpo de um texto nesse gênero carta, numa sequência didática.
“Numa das aulas, havia uma proposta de escrever cartas de agradecimento aos médicos que fizeram os tratamentos das pessoas que tiveram Covid-19”. A ideia foi inspirada em atitude semelhante de uma escola mineira.
![]() |
“Receber a cartinha dos alunos da escola José Ranieri foi uma experiência totalmente gratificante, pois as palavras e ações das crianças são as mais sinceras e ditas de coração. Sou muito grata por esse presente”, expressou a médica endocrinologista Tricya Nunes Vieira Bueloni, 43, que tem 21 anos exercício da Medicina. |
![]() |
“Eu fiquei surpresa e feliz. É emocionante quando você recebe um agradecimento por algo que faz todos os dias”, afirma a médica cirurgiã-plástica Cristiane Rocha, 50, que há 26 anos atua na Medicina. Ela recebeu uma carta assinada pela aluna Sara e agradece o gesto que guardará para a vida toda. |
Em fase de alfabetização, os alunos da Escola Estadual Professor José Ranieri também receberam uma lição sobre a importância de serem gratos. A professora conta que, em aula, as crianças relembraram suas histórias durante a pandemia, algumas perderam familiares. Cada aluno sentiu a experiência de uma forma e escreveu o que desejou ao médico. “Eles se sentiram felizes por poderem fazer algo por uma comunidade médica que está no nosso bairro, o Geisel”, conclui a educadora.
Encontro
Na manhã do último dia 12, Dia do Enfermeiro e Dia do Profissional da Saúde, cerca de 30 alunos estiveram no Hospital, num encontro organizado no auditório Sírius, para homenagear pessoalmente alguns desses médicos. As crianças relataram suas histórias com o Hospital e fizeram uma apresentação musical (confira trechinho no vídeo).
“Fizemos questão de recebê-los em nosso Hospital. Foi um momento especial em que encerramos a pandemia com o melhor sentimento que podemos ter na vida: a gratidão”, destacou a diretora executiva do HEB, a médica Deborah Maciel Cavalcanti Rosa.
“Se as crianças aprenderem, desde já, a sentirem gratidão por tudo o que acontece na vida, vão ganhar muito. Eu entendo que a gente só é quem é por tudo o que a gente passou. Então, aprender a ter gratidão pelos acontecimentos da nossa vida, sejam bons ou ruins, é um grande aprendizado. Um ensinamento útil para a vida toda”, completa.
Testemunho em forma de carta: médica responde cartinha ![]() “Quantos detalhes, quanto carinho em uma carta, Lorena. Nós, médicos, quem agradecemos. A pandemia da Covid19 foi um período desafiador a todos nós, mas fazermos aquilo que tanto amamos minimizou o cansaço e até mesmo os obstáculos. Que assim como o colorido de sua carta, sejam nossas vidas e nossas missões. Saúde e gratidão! Beijo grande!” (Dra. Érica T. V. Munhoz, médica do trabalho no HEB). |
> CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA DISTRIBUIÇÃO DAS CARTAS E DO ENCONTRO DAS CRIANÇAS COM OS MÉDICOS