489

Hospital das Clínicas inicia atendimentos a pacientes de COVID-19

- Cadastrada em: 26/05/2020, Ronaldo Diegoli, Assessoria de Comunicação e Imprensa Famesp

Começa a funcionar hoje (26) o Hospital das Clínicas da USP de Bauru sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médicos e Hospitalar (Famesp), para atendimentos de pacientes com COVID-19 de 68 cidades da região. Inicialmente a unidade estadual de saúde servirá como extensão do Hospital Estadual de Bauru (HEB), referência regional para atendimento de casos do Novo Coronavírus e que também é administrado pela da Famesp.

O serviço será implantado em dois pavimentos do novo prédio de 11 andares do hospital conhecido como “Centrinho de Bauru”. Haverá investimento de R$ 3 milhões para a implantação dos leitos, com um custeio mensal de R$ 1,2 milhão. A unidade contará com 120 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, das equipes de saúde, e funcionários de apoio.

“Este é um reforço importante para assistência aos pacientes suspeitos e confirmados de coronavírus da região. É uma grande conquista que se junta aos demais hospitais estaduais de referência da região no enfrentamento da pandemia”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, após a pandemia, o prédio abrigará um serviço de referência hospitalar e ambulatorial para a população dos 68 municípios da região de Bauru e servirá de hospital escola para o curso de Medicina da USP de Bauru.

Para atender pacientes específicos de Covid-19 foi preciso que a Famesp reformulasse o convênio com a Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com Antonio Rugolo Junior, presidente da Famesp. “Tivemos que refazer em curto prazo o documento, revendo investimentos e custeio, juntamente com o Departamento Regional de Saúde. Submetemos à Secretaria de Estado da Saúde e agora está pronto para receber pacientes encaminhados pelo HEB”. Os primeiros pacientes devem chegar à unidade na tarde desta terça-feira, 26.

Fonte: ACI Famesp / Portal do Governo