509

AMEs e Hospitais da Famesp promovem ações de prevenção da saúde do Homem

- Cadastrada em: 11/11/2019, Ronaldo Diegoli, ACI-Famesp / AI Secretaria de Estado da Saúde

Com o objetivo de conscientizar os homens na adoção de práticas preventivas em relação à sua saúde, como a realização de exames regulares que detectam precocemente doenças como o câncer de próstata, profissionais da saúde da região de Bauru estão engajados na campanha mundial Novembro Azul. Participam das iniciativas os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Bauru, Itapetininga e Tupã, do Hospital Estadual (HEB) e do Hospital de Base (HBB) de Bauru, unidades geridas pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp).

As ações vão desde a entrega de informativos com cuidados básicos de alimentação à indicação de agendamento de consultas e exames. O urologista do AME Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho, destaca a importância na realização conjunta dos exames de sangue e de toque, o que aumenta as chances de detecção do câncer de próstata. "Quando nós fazemos o exame numa fase precoce, as chances de cura chegam a ultrapassar 90%. Como na fase inicial o câncer não apresenta sintomas, o homem precisa ir antes ao médico, pois à medida que a doença evolui, fica cada vez mais difícil tratá-la", alerta Agostinho.

A próstata é uma glândula responsável pela secreção de 20% a 30% do esperma e fica localizado na frente do reto e debaixo da bexiga. Varia de tamanho conforme a idade do homem.

Entre os fatores de risco, destacam-se o fumo, diabetes e herança genética. Os profissionais da saúde recomendam:
- beba menos: diminua o consumo de álcool
- adote hábitos saudáveis: opte por uma alimentação balanceada e pratique exercícios físicos regularmente
- fique atento a sinais: se sentir dor ao urinar, ver sangue na urina ou ter dor nas costas, procure um médico
- informe-se: quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de vencer a doença

Ações desenvolvidas nas unidades estaduais da região:

AME DE TUPà

- funcionários usam peças na cor azul para mobilização e alerta da campanha

- divulgação do Programa "Filho que ama leva o pai ao AME" na imprensa local

- foi colocada uma árvore na recepção, chamada de "árvore da vida", onde será entregue um lacinho azul para ser colocado na árvore com intuito de conscientizar quando a valorização da vida e importância de realizar os exames para detecção precoce do câncer de próstata

- durante o mês todo, será realizado quiz de perguntas e respostas na recepção com o tema "Saúde do homem" e os usuários ganharão brindes ao participarem

 

AME DE BAURU

-No mês de novembro, serão entregues aos pacientes e acompanhantes um folder intitulado "Cuidar da saúde também é coisa de homem" contendo informações sobre o agendamento de exames laboratoriais, eletrocardiograma e também de consultas médicas com cardiologista e urologista pelo 0800 779 0000

-Haverá um coffee demonstrativo, com orientações sobre benefícios da alimentação saudável em parceria com universidades USC e Unip, em dias esporádicos durante o mês de novembro.

 

AME DE ITAPETININGA

- exposição de cartazes alusivos à campanha (dados do INCA, medidas de prevenção do câncer de próstata e à saúde integral do homem)

- funcionários utilizarão  peças na cor azul para mobilização e alerta da campanha
- decoração alusiva à campanha na recepção, incluindo a aplicação do laço azul
- entrega de folders informativos da campanha e orientações aos pacientes do ambulatório

 

HOSPITAL DE BASE DE BAURU (HBB)

Palestra "DRIBLE O PRECONCEITO, SUA SAÚDE MERECE"

Ministrante: Cristian Pedro, Enfermeiro da Oncologia do HEB, pós-graduação em Cuidados Paliativos e Urgência e Emergência

Datas: 11/11/19 (2ª. Feira)

Horário: 9h00

 

HOSPITAL ESTADUAL DE BAURU (HEB)

Palestra Saúde do Homem

Palestrante: Ricardo Eidi Itao, médico urologista do HEB

Data: 12/11/2019 (terça-feira), às 14h

Local: Auditório - 

Excepcionalmente nesta data o funcionário poderá usar camiseta azul (sem estampas). Evento voltado para funcionários e comunidade.