6071

CHU leva exposição Olhares para comunidade unespiana

- Cadastrada em: 03/09/2019, ACI-Famesp

“Olhares” é o nome da Exposição Fotográfica que ficará na Unesp, câmpus Bauru, durante o mês de setembro, com abertura no dia 16/9, a partir das 17h, durante evento cultural que abrirá oficialmente a XXI Jornada Multidisciplinar do Departamento de Ciências Humanas da Unesp de Bauru. O evento acontecerá no hall da Seção Técnica de Graduação da FAAC (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação). Toda a comunidade está convidada a prestigiar.

A exposição reúne 30 fotos, ao todo, distribuídas em painéis autorais assinados pelos fotógrafos Calil Neto, Denise Guimarães, Denise Joaquim, Loriza Lacerda, Quioshi Goto e Olicio Pelosi, com imagens de cenas capturadas na rotina do Hospital Estadual de Bauru “Dr. Arnaldo Prado Curvello” (HEB) para compor livro homônimo (160 páginas, 12 capítulos, Editora Idea, preço sugerido R$69,90) - lançado em novembro de 2018, na ocasião do encerramento do calendário comemorativo aos 15 anos da instituição, para arrecadar recursos para projetos de humanização. 

Entre outubro e novembro de 2017, os fotógrafos mergulharam voluntariamente na rotina da instituição em busca de retratar o que o HEB representa. Parte do acervo ilustra o livro. E para a Exposição foram selecionadas cinco fotos de cada profissional. Durante os meses de dezembro e janeiro, a exposição ficou aberta no foyer do HEB, após ter pré-lançamento no Atelier Sueli Dabus. Agora, o acervo segue para acesso do público unespiano.

“O voluntariado fotográfico foi uma ótima experiência. Olhares é um projeto comprometido com a saúde e o bem-estar da população”, ressalta a professora aposentada Loriza Lacerda, que integra o trabalho.

No dia 18, das 16h30 às 18h, está marcada uma roda de conversa com os fotógrafos que integram o projeto Olhares para que relatem a experiência dessa produção. O evento será no auditório da Fundeb.

“O HEB é um hospital cheio de vida, esperança e cura. Com as fotos, a proposta é sensibilizar o público visitante para um outro projeto maior: vender o livro ‘Olhares’, cuja renda é 100% revertida para os projetos de humanização”, afirma a diretora executiva do HEB, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa.

Diversos pontos de vista
O livro Olhares alterna capítulos de textos com capítulos fotográficos. Assim, a obra reúne olhares de pacientes, acompanhantes, funcionários, dirigentes e ex-dirigentes, voluntários, estudantes e docentes. Sob o ponto de vista de cada um, a história do HEB vai sendo narrada sem a pretensão de se esgotar.
De acordo com as organizadoras, foram dez meses de trabalho, entre idealização do projeto, pesquisa, edição de textos, além de todos os contatos com os articulistas e com os voluntários que passaram de dois a três dias fotografando os espaços hospitalares.
Entre os capítulos de textos, estão Voluntariado, Memórias de dirigentes, Construtores – olhar de funcionários, Na pele - olhar de pacientes e acompanhantes, Notícias de ontem e Prenúncios do amanhã. Os capítulos fotográficos são: Olhar orgânico (Calil Neto), Afetividades (Denise Guimarães), Olhar solidário (Denise Joaquim), Pessoalidades (Loriza Lacerda), Olhar cirúrgico (Olicio Pelosi) e O fotojornalista (Quioshi Goto).
“Com a venda desse livro queremos angariar fundos para projetos de humanização do Hospital”, informa a diretora executiva do HEB e idealizadora do livro Olhares, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa.
O livro é vendido no Hospital e durante eventos de parceiros por R$69,90 e toda a renda é usada para projetos de humanização do Hospital.

Sobre o HEB
O HEB atende pessoas de 38 municípios do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI), podendo abranger todos os 68 municípios que integram o DRS-VI. É uma unidade hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), que presta serviços hospitalares de grande porte e considerados referências em suas regiões para a realização de procedimentos de alta complexidade (ex. Oncologia, Queimaduras, Hemodiálise, Cirurgias Cardíacas, UTI’s Adulto, Infantil e Coronariana). Possui 330 leitos, ao todo. Foi inaugurado em novembro de 2002 e está sob gestão direta da Famesp desde outubro de 2012.

SERVIÇO:
Exposição fotográfica Olhares
Quando:
abertura dia 16/9, das 17h às 19h, no hall da FAAC. Depois, a exposição seguirá para a biblioteca da Unesp até 18/10.
Fotógrafos participantes: Calil Neto, Denise Guimarães, Denise Joaquim, Loriza Lacerda, Quioshi Goto e Olicio Pelosi.
Quantidade de fotos: 30 fotos, distribuídas em painéis autorais (5 fotos por fotógrafo).
Tamanho das fotos: 40cmX 60cm


Roda de conversa com os fotógrafos
Quando:
18 de setembro, das 16h30, às 18h
Local: o evento será no auditório da Fundeb (ao lado da Engenharia, campus Unesp).

Para participar da XXI Jornada Multidisciplinar do Departamento de Ciências Humanas da Unesp de Bauru, acesse o site do Evento.