336

Evento marca entrega oficial de certificação da metodologia internacional ACSA ao HEB

[13/03/2024, por Elaine de Souza - ACI Famesp]

Nesta quarta-feira, dia 13/3, um evento, no auditório Sírius, marcou a entrega oficial da certificação da metodologia internacional ACSA de qualidade hospitalar nível avançado ao Hospital Estadual de Bauru – unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo sob gestão da Famesp. A ACSA é a Agência de Qualidade da Saúde de Andaluzia, empresa europeia de certificação de acreditação hospitalar, presente em mais de 50 países pelo mundo. No Brasil, atua desde 2018, em parceria exclusiva com o IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde).

Além de diretores e gestores da Famesp e de unidades de saúde sob sua gestão, marcaram presença no evento autoridades municipais e estaduais, prefeitos e secretários de saúde de cidades que integram o Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI), além de voluntários de entidades como Lions Clube Bauru e Associação Bauruense de Combate ao Câncer (ABCC) e colaboradores que atuam no HEB e fazem parte da história do Hospital, hoje celebrada com essa acreditação.



“Essa acreditação verifica a qualidade de todos os processos de trabalho do Hospital para que o paciente tenha mais qualidade e segurança em seus atendimentos. Então, a gente conseguiu um merecido reconhecimento de todos os nossos esforços em equipe”, destacou a diretora executiva do HEB, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa. Na prática, explica Deborah, “essa certificação consegue atestar para nós do Hospital e para a sociedade de modo geral a credibilidade de nosso trabalho, dos nossos processos, sabendo que realmente trabalhamos com foco centrado no paciente. E, assim, todos ganhamos, sabendo que estamos no caminho correto”.


O presidente da Famesp, Antonio Rugolo Junior, destacou que este certificado significa o trabalho de muitos anos de todos os colaboradores do Hospital, premiando a união e a dedicação em oferecer sempre uma assistência de qualidade e humanizada aos pacientes. O vice-presidente da Famesp, Trajano Sardenberg, lembrou que todo o trabalho tido pelas equipes do Hospital para conquistar esse título tem prazo de validade (essa acreditação hospitalar de qualidade avançada tem validade de cinco anos) e, portanto, tudo o que foi construído até esse momento deve ser preservado e aperfeiçoado para que esse título seja revalidado e até ampliado.


A diretora do Departamento Regional de Saúde de Bauru, Fabíola Leão Soares Yamamoto, presente na cerimônia, ressaltou a importância regional do HEB e disse que esse título corrobora o trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Saúde na região.


Já Bruno Rodrigues, articulador da Política Estadual de Humanização que também integrou a mesa do evento, lembrou que a humanização foi um dos tópicos destacados pelos avaliadores do IBES durante o processo de acreditação. “É muito satisfatório notar o reconhecimento do trabalho de toda uma equipe”, disse. Rodrigues lembrou também que o Hospital Estadual vem trabalhando, por exemplo, com a gestão participativa, estratégia que amplia o protagonismo de todos os sujeitos envolvidos ao Hospital, sejam trabalhadores ou usuários da saúde.

Na foto, a partir da esquerda: Elaine Cristina Toni Xavier, segunda secretária do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo - COSEMS-SP e gestora de Saúde do Município de Lucianópolis-SP, Tatiana Garcia, Supervisora de operações do IBES, Fabíola Leão Soares Yamamoto, diretoria do Departamento Regional de Saúde de Bauru - DRS-VI/SES-SP, Antonio Rugolo Junior, presidente da Famesp, Bruno Rodrigues, articulador da Humanização da SES-SP, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, diretora executiva HEB, e Roger Barude Camargo, representando a Prefeita Bauru.

___________
MATÉRIA RELACIONADA:
https://heb.famesp.org.br/imprensa.php?mnu=16&id=2208

GALERIA DE IMAGENS:
https://heb.famesp.org.br/album_foto.php?mnu=24&id=589