Curso sobre Centrais de Materiais Esterilizados no HEB recebe 130 participantes

- Cadastrada em: 14/11/2019, Ronaldo Diegoli, ACI-Famesp / AI Secretaria de Estado da Saúde
Ana Paula Quintino (Assessora CME Famesp), Ana Miranda (palestrante e Diretora Executiva NASCECME) e Hellen Maria Fernandes (palestrante e Doutoranda Unicamp)

O Hospital Estadual de Bauru (HEB), unidade de saúde gerida pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), foi sede em 25 de outubro último de um curso sobre melhorias, novas tecnologias e caminhos a seguir no universo das Centrais de Materiais Esterilizados (CMEs), setores fundamentais nos hospitais. Com palestrantes renomados internacionalmente e temas inovadores, a programação do evento intitulado "CME: Estamos no caminho certo" foi direcionada aos profissionais, especialistas e estudantes que atuam nesta área de grande relevância no âmbito hospitalar.

O evento, promovido por meio de parceria entre a Assessoria em CME das unidades da Famesp e a NASCECME, Núcleo de Assessoria, Capacitação e Especialização voltado à Central de Material e Esterilização, teve ampla adesão, com a presença de 130 participantes no auditório Syrius do HEB, além de conteúdo valioso para os presentes. A programação, dedicada exclusivamente às rotinas das Centrais de Materiais Esterilizados, trouxe temas como a qualificação da gestão, boas práticas e busca por excelência na segurança do paciente, padronização, novas tecnologias de rastreabilidade, fatores que causam falhas nos processos de esterilização, relatórios de análise de água, entre outros.

De acordo com a enfermeira Ana Paula Quintino, da Assessoria em CME da Famesp, todas as aulas e palestras ministradas foram captadas em áudio e vídeo e serão exibidas na próxima edição do Congresso Nacional de Limpeza e Esterilização (CONALE). "É o maior congresso nacional e internacional da área no Brasil e terá em sua programação a transmissão dessas aulas e palestras às quais os profissionais do HEB e outros participantes já tiveram acesso em primeira mão aqui mesmo, no próprio local de trabalho" destaca. Ana Paula Quintino já estuda a realização de uma próxima edição do curso com a Diretora Executiva da NASCECME Group e palestrante do curso, Ana Miranda. As inscrições para o Conale 2019 que acontece de 02 a 06 de dezembro já estão abertas no link https://conale.com.br/ .