Hospital Estadual promove almoço afetivo para trabalhadores e pacientes com dieta geral
[Cadastrada em: 19/09/2025 | Assessoria de Comunica??o Institucional da Famesp |Bauru]
A partir da esquerda: Ana Cristina da Silva Gonçalves ao lado de Elenice Rodrigues de Souza Fracassi, ambas
cozinheiras que integram a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética do HEB, que conta de oito cozinheiros, ao todo
> Confira a galeria de imagens, aqui
> Veja o que disse a técnica de enfermagem Maraci Cristina Ferreira, do CDI HEB. Ela aprovou o cardápio e reconheceu
o sabor afetivo da refeição servida nesta segunda, 22, pelo Hospital Estadual de Bauru.
Manter bons hábitos alimentares é uma das estratégias mais importantes para promover saúde física e mental. Uma alimentação equilibrada, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, ajuda a nutrir o corpo, prevenir o acúmulo de gorduras e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, câncer e até distúrbios psicológicos, como depressão e Alzheimer. Quem aborda o tema é a nutricionista Daniele Giovana Pisano, supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Estadual de Bauru (HEB). E ela vai além. “Não é apenas o aspecto nutricional que influencia o bem-estar emocional. Práticas alimentares que resgatam memórias afetivas também geram sentimentos positivos”, destaca. É neste contexto, e em alusão à campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção ao suicídio e a promoção do bem-estar emocional, que o Hospital Estadual de Bauru (HEB) realiza, no dia 22 de setembro, um almoço especial das 11h às 14h, no refeitório da unidade (funcionamento normal, com acesso pela catraca de funcionários). O cardápio foi pensado para despertar memórias afetivas e proporcionar uma pausa de aconchego e bem-estar. Pacientes internados no Hospital, com indicação de dieta geral, também vão receber a comida afetiva nesta data com um recado sobre a campanha.
A chamada comfort food (comida de afeto) traz lembranças de momentos de cuidado, carinho e acolhimento. "Muitas vezes, ela remete à infância, ao lar e a situações de alegria e segurança", explica a nutricionista. Entre os pratos servidos no HEB, preparados pela equipe da Nutrição e Dietética, estarão carne de panela com legumes, polenta cremosa com queijo, bolinho de arroz com legumes, saladas frescas, feijão e arroz branco. Para completar a experiência, os colaboradores serão recebidos ao som de violino, criando um ambiente acolhedor e convidativo.
“A proposta é que, além de uma refeição nutritiva, o momento traga leveza ao dia e reforce o cuidado que temos com nossos colaboradores. O ato de comer juntos, em um ambiente agradável, também é uma forma de cuidar da saúde emocional”, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, diretora executiva do Hospital.
Alimentação e humor
Alguns alimentos têm efeito direto no humor e na disposição, pois estimulam a produção de substâncias que regulam emoções, sono, apetite e sensação de bem-estar. É o caso dos alimentos ricos em triptofano, um aminoácido essencial que auxilia na produção de serotonina, conhecida como um dos hormônios da felicidade. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, opções como frutas (abacate, banana), oleaginosas (amendoim, castanhas), ovos, laticínios, peixes, grão-de-bico, cacau e mel devem ter preferência no cardápio diário.
.jpg)
Cozinheiras, a partir da esquerda: Solemar de Campos, Silvana Stafussi Fernandes, Ana Cristina da Silva
Gonçalves e Elenice Rodrigues de Souza Fracasso.jpg)
