33

HEB realiza entrega oficial de cadeira de rodas arrecadada com lacres em parceria com escola pública de Bauru

[Cadastrada em: 29/05/2025, ACI Famesp]

Na tarde do dia 28 de maio, o Hospital Estadual de Bauru (HEB) celebrou um importante marco de solidariedade e engajamento social: a entrega oficial de uma cadeira de rodas viabilizada pela arrecadação de 69.465 lacres de alumínio, como parte da iniciativa Lacre do Bem. O evento, realizado no auditório do hospital, reuniu colaboradores da unidade e alunos do 2º e 5º anos da Escola Estadual José Ranieri, de Bauru, parceiros na campanha de arrecadação.

A cerimônia foi marcada por momentos emocionantes, como a apresentação do coral dos estudantes, que encheu o ambiente de música, leveza e gratidão. Representando a escola, estiveram presentes a professora Zulméia Domingues, idealizadora da participação estudantil, e a vice-diretora Simone Fardin. A entrega da cadeira de rodas foi feita à diretora administrativa do HEB, Patrícia Araújo Lantman de Souza, que agradeceu o grande empenho dos alunos e a parceria com o colégio.

“Essa cadeira vai ajudar muito o hospital e os nossos pacientes, especialmente aqueles que possuem mobilidade reduzida”, afirmou Patrícia.

Durante o evento, também houve a premiação do setor hospitalar que mais arrecadou lacres durante a gincana interna promovida desde outubro de 2024. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) conquistou o primeiro lugar e foi agraciado com um café especial. Ao final, os alunos foram recepcionados com um lanche da tarde repleto de guloseimas, um momento de celebração e alegria para todos os envolvidos.

 

Iniciativa que une educação, solidariedade e sustentabilidade
O Hospital Estadual de Bauru integra desde 2021 a iniciativa Lacre do Bem, que transforma lacres de latinhas em cadeiras de rodas por meio da venda do material para a indústria de reciclagem. Cada cadeira é conquistada com o equivalente a 140 garrafas PET de 2 litros cheias de lacres.

A semente da campanha foi plantada pela diretora executiva do HEB, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, e ganhou força com uma mobilização interna entre colaboradores do hospital e a Comissão de Sustentabilidade do HEB. Em 2024, a iniciativa recebeu um novo impulso graças a uma parceria com a Escola Estadual José Ranieri. A relação entre o HEB e a escola teve início ainda durante a pandemia, quando os estudantes escreveram cartas de agradecimento aos profissionais de saúde. Esse gesto de empatia abriu caminho para uma colaboração ainda mais significativa.

A professora Zulméia Domingues, responsável por engajar os alunos na arrecadação, aproveitou a necessidade de ensinar contagem nas aulas de matemática para propor aos estudantes uma atividade com propósito social. “Unimos o útil ao agradável”, disse, destacando como a ação também fortalece valores como empatia, cidadania e responsabilidade ambiental.

Além da escola pública, o Colégio Paraíso também somou esforços à campanha, contribuindo com mais arrecadações. Com o envolvimento de diferentes setores da comunidade, a iniciativa reforça o compromisso do HEB com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU — especialmente as metas 1 (Erradicação da pobreza), 3 (Saúde e bem-estar), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 12 (Consumo e produção responsáveis).

A campanha continua ativa, e o hospital segue recebendo lacres para futuras arrecadações. Pequenos gestos, como guardar e doar lacres de alumínio, geram grandes transformações, e reafirmam que, quando diferentes setores da sociedade se unem, é possível promover um futuro mais solidário e sustentável.

 

Confira o álbum completo aqui: https://heb.famesp.org.br/album_foto.php?mnu=24&id=915