1071

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica faz homenagem a médico da equipe do HEB

[14/04/2022 | Elaine de Souza | ACI Famesp]

[foto: Banco de Imagens | ACI-Famesp] 

"Embaixador da Cirurgia Plástica Reparadora". Esse é o título que o médico cirurgião plástico Eudes Soares de Sá Nóbrega recebeu, no último dia 1 de abril, em homenagem concedida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo, durante a Jornada Paulista do Interior, realizada em São José do Rio Preto, nos dias 1 e 2 de abril desse ano.

"Não há nada mais reconfortante do que o reconhecimento pelos seus pares", afirma
o médico, emocionado. 


Com uma carreira extensa, doutor Eudes atua há 34 anos no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, onde hoje é chefe técnico da Seção de Cirurgia Plástica, atendendo crianças com deformidades congênitas. E há 18 anos integra a equipe do Hospital Estadual de Bauru, realizando cirurgias reparadoras em pacientes internados na Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ). 
Ele também atua em consultório particular fazendo outros tipos de procedimentos estéticos na área de Cirurgia Plástica, mas entende que a parte mais nobre de seu trabalho está justamente nas cirurgias reparadoras por meio das quais consegue oferecer mais qualidade de vida a pessoas que nascem deformidades ou adquirem por traumas ou até por tipos de cânceres. E é com trabalhos apresentados nesta área da cirurgia plástica reparadora que ele já partilhou conhecimentos em congressos científicos nacionais e internacionais, destacando-se também no campo do ensino. 

Questionado se o título de “embaixador da cirurgia plástica reparadora” aumenta sua responsabilidade como médico cirurgião, ele concorda e complementa: “é um reconhecimento, mas é também uma oportunidade de repensar toda a minha carreira. Já levei essas experiências até para a Flórida, Ucrânia e Rússia. Inevitável não lembrar de todas as minhas andanças profissionais e científicas”, conta, elencando os lugares onde já esteve seja operando seja apresentando trabalhos de cirurgias reparadoras: Natal, Fortaleza, Juazeiro do Norte, em duas cidades da Amazônia, em São Luiz-MA, Lageado, no Rio Grande do Sul, em Florianópolis-SC, Niterói-RJ, Aracaju-SE, quatro vezes em Kiev, na Ucrânia... Sem contar as cidades do interior paulista – sua casa.

“O Eudes é um excelente profissional, que merece esse reconhecimento e essa homenagem da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, regional São Paulo, pelos anos que ele se dedica à cirurgia plástica reparadora”, afirma a médica cirurgião-plástica Cristiane Rocha, coordenadora da Unidade de Tratamento de Queimaduras do Hospital Estadual de Bauru.


[foto: Elaine de Souza | ACI-Famesp] 

No leito, Yslamaira Milare Perin conversa com o médico

A homenagem dos pares também demonstra credibilidade e confiança no trabalho desempenhado por décadas em hospitais de referência. Confiança compartilhada pelos pacientes que ele atende. A operadora de telemarketing Yslamaira Milare Perin, por exemplo, tratada pelo médico em 2020 no Hospital Estadual de Bauru, após um acidente com queimador a álcool que acarretou em queimaduras em cerca de 20% do seu corpo, incluindo a face, atestou toda a sua confiança e gratidão ao profissional. “Ele me transmitiu muita confiança e me orientou a todo momento. Fui muito bem atendida”, disse. (E.S.)