26698

Hospital Estadual de Bauru lança site com memórias da pandemia

- Cadastrada em: 12/11/2021, Ronaldo Diegoli, ACI-Famesp

Portal que faz analogia entre a doença e a guerra traz depoimentos em vídeo de gestores, profissionais da saúde e pacientes, notícias, histórias e os principais acontecimentos relacionados ao enfrentamento da Covid-19

"Corremos tanto, percorremos um longo caminho, sempre olhando para o paciente que estava sob nossos cuidados, e, de repente, paramos um pouquinho, olhamos para trás e enxergamos que uma jornada imensa, cansativa e difícil foi percorrida, com perdas irreparáveis, mas também com muitas vidas salvas por nossas mãos", suspira com certa dose de alívio a médica Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, diretora executiva do Hospital Estadual de Bauru (HEB). A unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp completou 19 anos de fundação em 11 de novembro. Para a gestora, o lançamento de um portal para reunir e retratar essas histórias em textos, fotos e vídeos, é uma forma de reconhecer e homenagear o importante trabalho dos gestores, profissionais da saúde, pessoas e empresas que estiveram envolvidos direta ou indiretamente no combate à Covid-19. "Nossos funcionários foram capazes de seguir em frente e superaram muitas adversidades, e as empresas e pessoas voluntárias, com suporte em doações, serviços e mão de obra, mostraram o que é a solidariedade na prática, e o site é uma forma de perpetuar esses feitos históricos e homenagear os envolvidos", comenta.

O site http://narrativascovid.famesp.org.br  reúne depoimentos em vídeos e textos de 17 gestores integrantes do grupo de enfrentamento, além dos inúmeros relatos. O Comitê de Resposta Rápida à Covid-19 foi criado no Hospital Estadual antes mesmo de a pandemia chegar ao país. O acervo digital online também traz a vivência e sentimentos dos profissionais da saúde na linha de frente, mostra as transformações pelas quais o hospital passou nas várias fases da pandemia e a estrutura de capacitação, atendimento, amparo e respaldo psicológico montada para os trabalhadores. A história sobre as mudanças e adequações na relação entre profissionais da saúde, pacientes e familiares também está registrada. "Aliados" é o título do menu que destaca o papel essencial dos voluntários em cada batalha. O desenvolvimento do portal é da empresa 2RS – Criação de Sites, Lojas Virtuais e Apps.

Programação de Aniversário

Além do lançamento do portal de narrativas da Covid-19, outras ações integram o calendário comemorativo do Hospital Estadual de Bauru. A Comissão de Eventos da unidade promoveu almoço especial com bolo de aniversário de sobremesa para trabalhadores, contratados e terceirizados, para marcar a data de aniversário, 11 de novembro, e uma escadaria da área externa foi toda decorada com cores e palavras inspiradoras. No dia 26, o programa "Famesp entrevista" da TV Unesp recebe a diretora executiva do HEB, Deborah Rosa, para um bate-papo sobre o aniversário do hospital e ações realizadas na unidade. No dia 27/11 haverá inauguração da obra do Centro de Convivência Familiar do HEB, em parceria com a Associação Bauruense de Combate ao Câncer (ABCC), e no dia seguinte, 28/11, domingo, acontece o 1º Pedal solidário do HEB , aberto à população.