207

Dança de salão, massagens e palestras marcam Dia da Saúde Mental no HEB

- Cadastrada em: 27/01/2020, ACI-Famesp

Na próxima terça-feira, 28, das 9h às 20h, o Hospital Estadual de Bauru (HEB) vai promover uma programação especial em alusão à campanha Janeiro Branco em prol da saúde mental de seus trabalhadores. Palestras, apresentação de dança de salão e serviços de autocuidado, como massagem, esmalteria e reiki, fazem parte da programação destinado aos funcionários.

Com mais de 1,7 trabalhadores, a unidade tem promovido estratégias permanentes de promoção da saúde mental. Há mais de um ano, por exemplo, o professor voluntário Shoiti Kamada, 64, doa de duas a três horas de sua semana para ensinar dança de salão aos trabalhadores da saúde. A técnica de enfermagem Ariane Caroline Cardoso Martins, que atua na Clínica Cirúrgica do Hospital Estadual, é uma das alunas que se manteve firme no propósito de fazer da dança um ponto de equilíbrio para sua saúde.
Para a psicóloga Maria Celeste Rodelli, da equipe do HEB, dançar implica em colocar a atenção nos movimentos, no ritmo, no companheiro e torna-se uma espécie de meditação, uma vez que faz com que a pessoa preste atenção no momento em que está vivendo/dançando. “Na questão da saúde mental, os aspectos de interação relacional, de enfrentar o diferente, confiar que pode aprender e exercitar várias vezes algo até que fique a seu contento, são ações que contribuem para fortalecer a saúde mental e auxiliar a lidar com situações adversas do dia-a-dia”, destaca Celeste, que vai ministrar uma palestra sobre saúde mental aos trabalhadores às 15h do dia 28, no auditório Sírius do HEB.

“Na dança de salão a pessoa pode se permitir confiar no outro que conduz e oferecer segurança a quem é conduzido, numa relação em que há uma interação de alegria, afetos e bons sentimentos”, explica.

A psicóloga explica ainda que as emoções fazem parte do mesmo corpo onde pulsa o coração, funciona o fígado, o rim, o cérebro. Assim como se não cuidamos de um desses órgãos, em algum momento o sistema do corpo humano irá falhar, se não cuidamos da saúde mental, o corpo também entrará em sofrimento e em colapso num estágio mais avançado.


Gratidão
De acordo com especialistas, cultivar bons sentimentos e criar relações afetivas também contribuem para uma mente mais equilibrada e saudável. Nesse sentido, a gratidão é um sentimento que pode trazer o bem-estar que ajuda nesse processo. E foi por gratidão ao Hospital Estadual que o coach Thiago Vianna se ofereceu para ministrar a palestra “Caminhos para o sucesso” a trabalhadores do HEB. Thiago acompanhou o tratamento de seu pai na Unidade de Oncologia do Hospital e quis retribuir tudo o que eles receberam nesta unidade pública. “Ele deixou bem claro que virá por gratidão”, conta Meri de Cássia Correa, uma das organizadoras da campanha Janeiro Branco no HEB. Para o voluntário Shoiti Kamada, que ministra aulas de dança no Hospital, a ação também faz bem à sua saúde mental. Aposentado, ele faz das aulas voluntárias momentos de distração e de doação ao outro. O resultado de suas aulas será apresentado numa dança entre ele e a técnica de enfermagem Ariane Martins às 14 horas do dia 28.         


 Dicas para pessoas que trabalham em cenários “áridos”

  • Cultivar relações afetivas positivas externas ao ambiente de trabalho (família, amigos, outros grupos de interesses mútuos)
  • Realizar atividades físicas que tragam prazer e motivação em sua execução (e não porque “precisam” ser feitas, por uma questão estética)
  • Executar atividades criativas, para além do ambiente de trabalho, e se possível também executá-las dentro do mesmo – o que seria o mais adequado.
  • Incluir em sua rotina atividades sociais de lazer, culturais, físicas (como dança)
  • Cultivar hábitos que lhe sejam agradáveis como ler, ouvir música, cozinhar, etc. Todas elas podem ser metáforas para lidar com situações adversas no dia a dia.

    (Fonte: psicóloga Maria Celeste Rodelli, da equipe do Hospital Estadual de Bauru)