897

Acampamento integra pacientes que sofreram queimaduras

- Cadastrada em: 25/09/2019, ACI-Famesp


Pelo terceiro ano consecutivo, pacientes acompanhados pelo Ambulatório de Queimados do Hospital Estadual de Bauru, sob supervisão da médica cirurgiã plástica Cristiane Rocha, participaram do CAMPSAMBA - evento que ocorre anualmente com apoio da Sociedade Brasileira de Queimaduras e visa apoiar jovens queimados no sentido de aprenderem a lidar com suas novas vidas, construindo autoestima e confiança. 
“É um acampamento destinado a crianças de sete a 14 anos, sobreviventes de queimaduras”, conta a assiste social Silvia Helena Pioto. “O encontro proporciona momentos de lazer e diversão em um ambiente diferente, que promove o cuidar de si e do próximo enquanto se divertem interagindo com outras pessoas que também foram afligidas por traumas de queimaduras”, completa Silvia. 

O acampamento foi realizado na cidade de Sapucaí Mirim-MG, entre junho e julho, em local destinado à realização de acampamentos escolares e de férias, com toda infraestrutura de lazer e acomodações. Nesse ano, quatro pacientes em acompanhamento no HEB integraram o acampamento, acompanhados da enfermeira Camila de Souza Venciguera, da equipe da Unidade de Tratamento de Queimaduras do HEB.
A enfermeira conta que o acampamento contribui com a integração e interação das crianças, adolescentes e jovens que por algum motivo tiveram a vida interrompida por acidente de queimadura em parte do corpo, em alguns casos chegando à queimaduras de 3º grau.
“​A integração com outros jovens proporciona aos pacientes ricas trocas de experiências. Dentre os integrantes do grupo pudemos observar que em conversas diziam que aquilo (local) era um sonho e que se pudessem trariam os seus irmãos, pois nunca tiveram esta oportunidade de lazer”, relata Camila. ​“O que me deixou entusiasmada em poder ser monitora nesse passeio foi acompanhar o dia a dia desses jovens e ver que, nesta integração, muitos deles conseguiram dizer o que sentiram após sofrerem um acidente dessa natureza. Sou grata por ter feito parte daqueles momentos”, conclui.
_____________________________________
Saiba mais sobre o CampSamba: https://www.campsamba.com.br