206

HEB sedia I Simpósio de Psicologia da Saúde

- Cadastrada em: 23/07/2019, ACI-Famesp

Pela primeira vez, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), entidade que faz a gestão de saúde de hospitais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) localizados em Bauru (SP), promoverá um evento focado nas demandas atuais da Psicologia da Saúde. O I Simpósio de Psicologia das Unidades Famesp está marcado para 17 de agosto (sábado), no auditório Sírius do Hospital Estadual de Bauru (HEB), e reunirá palestrantes que atuam em diversas instituições públicas e privadas de saúde, com vasta experiência no tema central do evento. As inscrições estão abertas e serão recebidas até dia 11 de agosto pelo site do evento (http://www.eventos.famesp.org.br).
Com início às 8h, para credenciamento, a programação científica será aberta às 9h com a palestra “A atuação do psicólogo hospitalar: vertente clínica e institucional”, ministrada pelo psicanalista Marcus Vinicius Rezende Fagundes Netto, do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
Na sequência, às 9h40, a psicóloga Cristiane Lara Mendes Chiloff, coordenadora do Programa de Especialização em Psicologia Hospitalar em Diálise do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB/Unesp) e gerente multiprofissional da mesma instituição, abordará os impactos que o adoecimento pode causar no núcleo familiar. Às 10h40, a psicóloga Débora Cristina Genezini Costa, membro do Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos com vasta atuação na área de psicologia hospitalar, ministrará palestra sobre o papel do psicólogo ao longo da trajetória das doenças em cuidados paliativos.

Quando o trabalho adoece
A quarta palestra da manhã será apresentada, a partir de 11h10, pelo médico psiquiatra Fabrício Bertoli Gimenes, especialista em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com diversas publicações sobre saúde mental. Ele abordará a saúde mental no contexto organizacional focando a questão “quando o trabalho adoece”.
Ao todo, o evento terá cinco palestras e uma mesa redonda. A programação da tarde começará com o debate “Envelhecimento e saúde – aspectos do suporte multiprofissional no envelhecimento”. Mediada pela psicóloga Andréia Barbosa de Lima, supervisora do Serviço de Psicologia do Hospital Estadual de Bauru e presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, a mesa redonda trará o médico geriatra Paulo Brambilla, da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed Bauru, a psicóloga e terapeuta sexual Maria Lúcia Biem e a assistente social e terapeuta de família Josiane Fernandes Lozigia Carrapato, da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru.
A palestra de encerramento vai tratar dos aspectos simbólicos do tratamento medicamentoso, com apresentação do psiquiatra e psicoterapeuta Lucas Vaz de Lima Mattos, docente da disciplina de Psicopatologia e Psicofarmacologia do curso de pós-graduação em Psicoterapia Junguiana da UNIP/SP e do Instituto Freedom/SP.
“Este evento foi pensado para debatermos a psicologia da saúde, incluindo aspectos desde a assistência hospitalar até o contexto organizacional”, destaca Andréia Barbosa de Lima. “Espero que os profissionais de nossa região aproveitem a oportunidade trazendo suas experiências e enriquecendo o debate”, conclui.
Interessados podem se inscrever até o 11/8 com taxas de R$50 para profissionais e estudantes que atuam em alguma unidade gerenciada pela Famesp e de R$100 para demais profissionais de Bauru e região. A programação completa pode ser consultada no site do evento: http://www.eventos.famesp.org.br

SERVIÇO:
I Simpósio de Psicologia das Unidades Famesp
Tema: “Psicologia da saúde: demandas atuais”
Quando? 17 de agosto de 2019 (sábado), das 8h às 16h
Onde: Auditório Sírius (Hospital Estadual de Bauru)
Inscrições até 11/8. Todos os detalhes no site do evento: http://www.eventos.famesp.org.br

_______________
Elaine de Sousa | Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp | 14 99818-0623